Simulador para trabalhos em espaço confinado II


A indústria de petróleo e gás tem demandado muita qualificação dos profissionais envolvidos e as empresas do setor precisam investir na capacitação de seus empregados. Para isso, desenvolvi este outro projeto de simulador para trabalho em espaços confinados, cujo cliente, uma empresa que efetua limpeza em tanques de embarcações pretende economizar gastos com treinamento externo e aprimorar suas técnicas de execução de serviços em espaço confinado.


Quando assumi o projeto, a maior parte desta estrutura já estava pronta, pois outra empresa motivada pelas mesmas intenções havia preparado os contêineres e o tubulão de acesso vertical. Entretanto a idéia foi abandonada e a estrutura ficou armazenada em uma área de estocagem sofrendo degradação. O primeiro passo foi fazer um levantamento métrico preciso, visando conhecer a concepção do modelo e identificar eventuais pontos de correção.
  

A partir dos desenhos técnicos foi feito o estudo da estrutura e foram corrigidos alguns pontos que comprometiam a segurança dos participantes do treinamento. Haviam compartimentos extremamente confinados que poderiam dificultar o resgate durante o próprio treinamento, transformado a aula em uma situação de emergência real.


Alguns acessos também estavam indefinidos e a utilização da cobertura do contêiner superior como área de treinamento não estava prevista, impossibilitando o treinamento para trabalho em altura. Para melhor aproveitamento da estrutura e aumento do potencial de treinamento foram estabelecidas adaptações estruturais que aumentaram a gama de manobras e situações para treinamento.


Foi instalado um monopé para trabalho em altura na cobertura, criada uma escada de acesso externa para fácil acesso aos níveis de trabalho, patamar intermediário para abertura das portas do contêiner de segundo nível, previsão de instalação de câmeras com infravermelho, válvulas para treinamento de bloqueio, lacre e etiquetagem, escada interna para circulação, alçapões de acesso e guarda-corpo superior com resistência para ancoragem de escaladores industriais.