Projeto do edifício administrativo do Fluminense Football Club

A construção de um edifício que abrigue as atividades administrativas vem da necessidade de liberar os espaços da sede para a implantação do centro cultural, além de ser importante também na melhoria das atividades do Clube em geral. O Fluminense possui uma área vazia, remanescente da demolição da arquibancada do estádio, em 1961, situada na esquina das ruas Pinheiro Machado e Álvaro Chaves, ao lado da sede. Por ser fruto de demolição, esta área atualmente é indefinida no contexto urbano e o projeto tem como objetivo, valorizar a esquina do Fluminense, harmonizando a malha urbana local.

demolição da arquibancada do estádio em 1961

A edificação possui aspecto moderno, mas é inspirada nos ritmos de fachada e distâncias métricas do edifício da sede. O volume da edificação é definido pelas linhas de afastamento das ruas Pinheiro Machado e Álvaro Chaves, respeitando ainda o gabarito previsto no Código de Obras Municipal de 3 pavimentos. Com o edifício administrativo, o Clube ganhará destaque na rua Pinheiro Machado e passará a ter novamente uma presença marcante no bairro de Laranjeiras. Seu planejamento segue uma arquitetura contemporânea que contrasta de forma harmônica com o estilo art-decó da sede, pois ambas as edificações têm as mesmas proporções métricas.


O edifício possui então 3 pavimentos suspensos sobre pilotis, com planta livre, para maior flexibilidade aos espaços interiores. Nele foi previsto espaço para departamentos esportivos, diretorias, vice-presidência, secretaria, sala de reuniões, processamento de dados, arquivo e sala de marketing.


A área total do edifício é de 1 161,30m². Os planos das fachadas serão feitos de concreto armado e cortina de vidro termo-acústico com inclinação que diminuirá a incidência da luz solar direta e o ruído proveniente do trânsito na rua Pinheiro Machado. Foi previsto elevador de acesso e climatização.


Claro que os custos de construção e manutenção da obra foram considerados. As premissas para a realização da obra eram atender às necessidades do Clube, valorizar seu patrimônio, recompor seus espaços hoje descaracterizados, ter uma identidade própria, considerar e respeitar o patrimônio histórico e as posturas municipais e estaduais, ser realizável, oferecer impacto ambientalmente compatível e inserção positiva no bairro de Laranjeiras. Sempre há limitação e todas estas premissas foram atendidas.

A construção do edifício administrativo trará um acréscimo de área para o Fluminense. A modernização, o investimento em infra-estrutura e o aprimoramento das suas atividades permitem que o Clube reafirme sua posição de elite no esporte nacional.