Estruturas geodésicas
Conhecendo um pouco de geometria, podemos entender que geodésica é mais que uma esfera e que ela pode assumir as mais variadas formas com grandes vantagens estruturais. Primeiro pela simetria da estrutura, um equilíbrio perfeito entre forças de tração e compressão garante um vão amplo com eficiência e economia. Segundo pelo aspecto sempre interessante e acolhedor da estrutura. Um domo pode ser construído de diversas maneiras para atender aos mais variados usos, bastando aplicar um pouco de matemática.
Os segredos das estruturas geodésicas estão nos nós e no poliedro que determina a estrutura, pois este definirá o comprimento das hastes. A primeira impressão pode parecer que a cúpula geodésica é formada por triângulos iguais e que eles são sempre agrupados em malhas hexagonais. Mas não é bem isso que acontece. Olhando atentamente podemos perceber que os triângulos não são equiláteros.
Abaixo estão as imagens de alguns nós que já experimentei. Eles devem ser de fácil montagem e ter resistência suficiente para o tipo de solicitação.
Que tal optar por um domo geodésico na hora de construir aquele quiosque, ou aquele viveiro, ou talvez um galpão, um simples brinquedo de criança, uma barraca, uma estufa, uma casa, ou o que mais sua imaginação pensar?
Para isso dediquei alguns estudos sobre geodésica. É sem dúvida uma matéria surpreendente. Os projetos são encantadores e estarei fazendo algumas postagens sobre construções de domos e estruturas geodésicas.