Simulador para trabalhos em espaço confinado

Diversificando os assuntos, elaborei esta postagem sobre trabalho envolvendo tecnologia industrial. Este projeto foi elaborado em 2007 quando eu trabalhava como engenheiro de segurança para a empresa Sistac – Sistemas de acesso. Esta empresa realiza manutenção de plataformas de petróleo utilizando técnicas de mergulho profissional e escalada industrial. No escopo deste serviço está o trabalho em espaço confinado, que é um serviço executado por pessoas em locais de difícil acesso, com pouca ou nenhuma ventilação, onde possa haver risco de explosão ou incêndio, ou ainda, possa haver contaminantes capazes de causar doenças ou acidentes de trabalho.


Para a realização deste tipo de serviço é necessário que os profissionais passem por treinamentos periódicos estabelecidos por norma do Ministério do Trabalho. Este simulador foi desenvolvido então, para que a empresa pudesse treinar seus próprios funcionários evitando assim o custo de treinamentos externos. O projeto consiste na sobreposição de 2 contêineres de 6 metros, fechados e interligados, onde os trabalhadores podem exercitar diversas formas de acesso, incluindo no interior de tubulações e através de escalada por corda.



Para que os gestores da empresa pudessem analisar o projeto de modo preciso e agradável, optei por fazer uma maquete de papel acompanhada de plantas baixa, cortes e elevações em escala 1/100. O papel utilizado foi 100% reciclado e proporcionou um acabamento rústico e lúdico, tipo desenho animado. Até mesmo para os escaladores ficou muito mais fácil compreender o potencial de treinamento e opinar sobre as melhorias. Em diversos trabalhos que realizei no setor industrial, sempre acabei por aplicar os conhecimentos adquiridos com a arquitetura, apesar de alguns considerarem estas habilidades não diretamente relacionadas.