Residências coloniais urbanas II

A configuração urbana do período colonial também pode ser vista em Lumiar, distrito de Nova Friburgo – RJ, em um conjunto já bastante descaracterizado. Lá existe a mesma relação social entre o sobrado e a casa térrea descrita na postagem anterior. Alguns autores falam de monotonia urbanística no período colonial, mas isso não é verdade. Havia uma razão de ser em função das condições em que se deu a colonização, as características de clima, tecnologia disponível na época e mesmo defesa militar.


As fotografias que seguem foram bastante enquadradas para evitar as construções modernas que degradam a paisagem local. Um turista desinformado pode até achar a praça de Lumiar aconchegante, mas basta um olhar mais apurado, para constatar a degradação arquitetônica ocorrida pela desinformação dos proprietários de imóvel, falta de incentivo e cuidado do poder público e interesse comercial voraz que rejeita e destrói a nossa história.


Em um país em constante transformação urbana, a formação de uma identidade nacional é muito importante e os aspectos físicos do passado, como centros históricos, antigas edificações, casarios e praças são fundamentais para essa identidade, pois conferem encanto visual e variedade aos espaços urbanos. É perfeitamente possível conciliar os interesses comerciais com a preservação dos imóveis históricos, atitude que inclusive lhes garante maior sustentabilidade. Mas é preciso ter consciência e inteligência para atingir este objetivo. Coisa que anda faltando em nossa sociedade...


Com exceção de algumas cidades reconhecidamente históricas, experimente tirar uma fotografia de um conjunto arquitetônico histórico sem que haja um poste, uma lixeira laranja, um automóvel ou uma placa de publicidade ridícula atrapalhando o visual. Difícil não é? Como favorecer o turismo desta forma?